Papel Social

O papel social do evento life holi color passa por apoiar Lenine Cunha, o Atleta Paralímpico com mais medalhas no mundo.

Lenine Cunha, 32 anos, nasceu em Vila Nova de Gaia e é Atleta… Até aqui poderá pensar que não passará de mais um atleta que representa o seu país, ao mais alto nível… Engane-se… a história por detrás deste grande Homem é tudo menos previsível!
Nasceu uma criança saudável, contudo a sua história de vida teve um grande reverso de medalha quando aos 4 anos de idade teve um ataque súbito de meningite. Contudo, a rápida intervenção da sua Saudosa Mãe, foi crucial para que as sequelas não fossem tão nefastas, mesmo assim, perdeu a memória, perdeu a fala, perdeu capacidades auditivas e de visão, do seu lado esquerdo, e teve que aprender tudo de novo.
Qualquer pessoa nestas situações baixaria os braços e resignar-se-ia aos desígnios.. Não para Lenine Cunha! Ele não baixou os braços, não atirou a toalha ao chão, pelo contrário, agarrou-se com todas as forças à vida e lutou diariamente para ser o Melhor.
Hoje agradece, carinhosamente a Deus, esse momento menos positivo na sua infância, pois foi derivado a toda esta situação que começou a praticar desporto aos 6 anos de idade.
Como estava muito atrasado no seu desenvolvimento cognitivo, em comparação com outros meninos da sua idade, a sua Mãe decidiu que o melhor apra ele seria praticar desporto na tentativa de melhorar o seu desenvolvimento não só cognitivo como motor.
E assim começou a praticar Atletismo !
Aos 15 anos entrou para elite da alta competição e a partir daí sentiu que esse seria o seu propósito de vida: Inspirar outras pessoas com a sua história de vida e com os seus feitos pessoais e profissionais.


Life Holi Color Lenine Cunha
Life Holi Color Lenine Cunha

Até hoje já ganhou 192 Medalhas Internacionais (79 de Ouro, 58 de Prata e 54 de Bronze) e é o Atleta Paralímpico Mais Medalhado do Mundo!
Dos vários êxitos desportivos conquistados seria com toda a certeza difícil dizer qual o momento mais alto da susa carreira, mas Lenny, como é tratado carinhosamente pelos seus Amigos, diz-nos que a Medalha de Bronze conquistada nos Jogos Paralímpicos de Londres em 2012 tem um lugar especial no seu coração, por todos os momentos difíceis que antecederam a sua preparação, e principalmente por subir ao pódio de uns Jogos Paralímpicos num estádio completamente lotado com 60.000 espetadores!
Ficará para sempre na sua memória. Contudo, diz guardar com especial carinho, todas as suas outras conquistas. Mas as melhores ainda estão para chegar!
Nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro em 2016, trouxe um Honroso Diploma de 6º classificado, na prova mais competitiva da histórias dos Jogos Paralímpicos.
Já em Abril deste ano, Lenine foi eleito melhor atleta mundial da Federação Internacional para Atletas com Deficiência Intelectual (INAS), numa gala que decorreu em Brisbane, na Austrália.
O seu principal objetivo é chegar às 200 Medalhas Internacionais!
Tem consciência que vai conseguir! Treina todos os dias, intensamente, com o intuito de ser o melhor a cada treino.


Life Holi Color Lenine Cunha
Life Holi Color Lenine Cunha

O Life Holi Color também apoia os Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo e a Casa dos Rapazes de Viana do Castelo.

Os Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo, que com total dedicação dos seus homens e mulheres, que a cada saída arriscam a própria vida para proteger a população, respeitando ao máximo o lema "Vida por Vida".

A Casa dos Rapazes de Viana do Castelo, cuja missão é promover o desenvolvimento integral de crianças e jovens, em risco de exclusão social, através de uma intervenção securizante, terapêutica, participada e individualizada, capaz de favorecer projetos de vida sustentados e autónomos.


Bombeiros voluntarios de Viana do Castelo Casa dos rapazes - Viana do Castelo